Qual a importância de economizar água?
Para te auxiliar nesse processo
Selecionamos as melhores dicas para você colocar em prática e contribuir com a economia de água, diminuindo custos e preservando o meio ambiente.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Tomar banho em uma ducha por 15 minutos consome cerca de 135 litros de água em casas e 243 em apartamentos. O consumo excessivo de água é preocupante, mas agrava-se ainda mais em estações quentes devido à falta de chuvas.
Quando pensamos em dados
O volume de água perdida no sistema de abastecimento brasileiro equivale a mais de 6,5 bilhões de metros cúbicos por ano. Esse desperdício, na prática, tem dois efeitos muito importantes, não apenas na nossa rotina, mas na sociedade como um todo.
O racionamento é evidente
Mas de nada vale sem algumas mudanças de hábitos dos consumidores. Afinal, a água é um bem fundamental que deve ser poupado em qualquer época do ano. A boa notícia é que, além de ajudar a natureza, a economia também refletirá no seu bolso.
Escovar os dentes ou fazer a barba por cinco minutos, com a torneira aberta, consome de 12 a 20 litros de água. Em apartamentos, esse gasto é maior, devido à pressão da água. Reduza essa quantidade, fechando o registro e economizando até 11,5 litros.
Lavar a louça com a torneira semiaberta por 15 minutos gasta cerca de 117 litros de água. Economize com pequenas mudanças no processo: retire os restos de comida de pratos e panelas com uma esponja e sabão e molhe-os em seguida. Desligue o registro, ensaboe todos os utensílios e só abra novamente no momento de enxaguá-los.
Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.
Na hora de comprar uma máquina de lavar, você deve entender qual é a sua realidade e a da sua família.
Pessoas que moram sozinhas dificilmente vão precisar do mesmo volume/frequência do que aquelas famílias com 3, 5, 7 pessoas, ou mais.
Condomínio Sustentável
Um condomínio sustentável é aquele que tenta reduzir o impacto socioambiental causado pela sua rotina de funcionamento. Monitorar o consumo de água e gás, criar áreas verdes e incentivar o correto uso dos recursos naturais.
Como um dos objetivos é o uso racional dos recursos, é comum observar uma grande diminuição nas contas individualizadas de consumo. Consequentemente, a taxa de condomínio fica mais barata.
A própria gestão financeira e administrativa também passa por mudanças, prezando a otimização e transparência.
Com isso, o dinheiro pode ser melhor realocado e usado para melhorias na estrutura do condomínio.
– Evite desperdícios de água e gás com relógios:
A forma mais sustentável para reduzir os gastos com água e gás no condomínio é implantar sistemas individuais, fazendo cada morador pagar pelo que consumiu.
-Use lâmpadas LED:
Elas podem parecer mais caras a princípio, mas a economia que o LED proporciona compensa o gasto inicial. A troca irá reduzir cerca de 60% dos gastos com energia no seu condomínio. O LED também tem maior durabilidade, cerca de cinco anos a mais.
E lembre-se: quando falamos de sustentabilidade, é muito importante notar que atitudes locais influenciam o global.
Condomínio Inteligente
O que faz de um condomínio inteligente é a adoção de práticas que buscam garantir o gerenciamento de processos, recursos e segurança de forma econômica, eficiente e moderna.
Principais tendências de condomínios inteligentes:
INDIVIDUALIZAÇÃO DOS HIDRÔMETROS
A individualização de hidrômetros é uma das formas de diminuir o desperdício de água nos condomínios e reduzir custos. Com o sistema de medição individual de água, cada morador passa a pagar pelo que realmente consome, deixando de existir o rateio do consumo.
Além de ser uma forma mais justa de cobrança da água, a individualização evita que o condomínio seja responsável pelo pagamento da água de moradores inadimplentes. Mais do que uma solução inteligente, a individualização dos hidrômetros é lei. Aprovada em 2016, a legislação, de número 13.312, torna obrigatória a instalação do sistema de medição individual de água em condomínios novos a partir de julho de 2021.
SISTEMAS HIDRÁULICOS
Sensores nas bombas dos reservatórios possibilitam acompanhamento dos níveis de água e dificulta o desabastecimento. O sensor ao notar a interrupção do abastecimento notifica o zelador e este pode tomar decisões para um uso ainda mais consciente da água.
RESERVAS POR APLICATIVO
A maioria das administradoras já contam com o auxílio desta tecnologia que permite que as reservas das áreas comuns sejam feitas de forma online, por meio de um aplicativo.
Agora que você entendeu o que é o condomínio inteligente, que tal propor essa mudança para o seu condomínio?
Medidores inteligentes
Economia e gerenciamento das contas de água e gás
Os medidores inteligentes são um sistema de leitura de recursos (como água e gás) por meio de radiofrequência e ou IoT permitindo que se obtenha os dados completos para análise e gestão de recursos.
Todas as informações são transmitidas para a nuvem e ficam disponíveis via web. Na plataforma, síndicos e moradores podem acompanhar o consumo por meio de um acesso com login e senha.
Por meio dos medidores inteligentes, é possível planejar ações rápidas e preventivas para combater desperdícios e vazamentos.
Listamos os principais benefícios dos medidores inteligentes:
- os clientes têm mais controle do consumo de água e gás com informações mais detalhadas;
- os medidores fornecem dados em tempo real.
- o preço se torna dinâmico e varia de acordo com a demanda;
- as leituras do consumo são muito mais otimizadas e rápidas;
- os consumidores se tornam muito mais conscientes dos seus hábitos e passam a reduzir o desperdício.